MEORIAL 02
INSTITUTO CAMILLO FILHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MEMORIAL DESCRITIVO
BONA MOUSINHO
TERESINA
2015
BONA MOUSINHO
MEMORIAL DESCRITIVO
Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Camillo Filho, como exigência parcial para aprovação na disciplina Projeto de Urbanismo, sob orientação do Prof. João Alberto.
Teresina
2015
MEMORIAL DESCRITIVO
O presente memorial descritivo tem por finalidade descrever o parcelamento de solo de uma Gleba de Terras com uma área total 298,2000 ha, situado no lugar conhecido como Fazenda Alegre, na zona norte do município de Teresina-PI. Segue abaixo o histórico da mesma, os aspectos físico-geográficos e culturais, bem como a descrição dos lotes e áreas públicas, sendo elas as Áreas Institucionais, Áreas Verdes, Áreas de Preservação Permanente, Sistemas de Lazer e as áreas destinadas ao Sistema Viário.
A gleba em questão é fruto de remanescentes fazendas, que com tempo foram divididas através de herança, e seus respectivos donos esperaram que a mesma se valorizassem para que depois pudessem vender ou lotear. Inserida dentro do perímetro urbano da cidade de Teresina, a gleba possui regime de chuvas e temperatura da mesma. O regime de chuvas é predominantemente torrencial. A temperatura média anual é de 26,7°. O clima de Teresina é AW, clima tropical e chuvoso (megatérmico) de Savana, com inverno seco e verão chuvoso, sendo similar ao do Cerrado do Brasil Central.
Observa-se em Teresina dois grandes problemas: o aumento da temperatura e a formação das ilhas de calor, consequência da densidade das construções; e o desmatamento de grandes áreas para loteamentos, principalmente em relevo íngreme, desconsiderando a declividade, os fluxos de água e sedimentos e, ainda, sem fazer obras adequadas de contenção da intensa erosão que evolui. Para que esta situação não se repita, neste projeto buscou-se preservar grandes áreas não