Mentes perigosas
Consiste em fazer com que a pessoa envolvida pelo autor do jogo sinta-se comovida com sua história, apresentando sentimentos como dolo e pena, para que então o autor possa manipular a situação, aproveitando-se desta.
2. Em que consiste a superficialidade e eloquência comuns a psicopatas?
Trate-se ao fato de os psicopatas aparentemente apresentarem profundo conhecimento a respeito de determinados temas, que, contudo, quando examinados por especialista constata-se que são de fato superficiais. É artifício comumente usado pelos psicopatas para enganar alguém.
3. A psicopatia pode ser atestada em menores de 18 anos?
Não. Pois a lei penal brasileira, em conformidade com muitas teses psicológicas afirma que antes disso a mente do ser humano estaria passando por transformações biofísicas. Pode-se, contudo, atestar Transtorno de Conduta, quando o jovem apresenta condutas nitidamente mais graves que aquelas comumente realizadas por indivíduos de mesma faixa etária.
4. De onde vem o nosso senso de moral?
“As últimas pesquisas sobre o cérebro humano e as análises comparativas de outros comportamentos animais revelam que a espécie humana adquiriu a capacidade de avaliação moral com a própria seleção natural” (Ana Beatriz Barbosa, 2008, pág. 152).
5. Em que consiste a teoria da mente?
Fora definida através de estudos psicológicos e consiste, basicamente na capacidade de outro ser biológico, humano ou não, compreender que outros seres vivos possam ter uma vida mental semelhante à dele.
6. Por que, segundo Ana Beatriz Barbosa Silva, pode-se afirmar que as psicoterapias podem não vir a ser úteis nos casos de psicopatas?
Porque os psicopatas, em muitos casos, podem aprender a utilizar os recursos desse tipo de abordagem para empreendê-los sempre que necessário, em especial para manipular as pessoas as quais lhe interessar.
7. De que forma os psicopatas estão se tornando mais presentes na mídia?
É cada vez mais comum em