Mensalão - Resumo
Antes, porém, de iniciar a explicação do que foi e é o mensalão do PT quero deixar alguns conceitos básicos para facilitar sua compreensão:
*2 Quadrilha² : quando associam-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes.
*3 Embargos Infringentes ³ : recurso exclusivo da defesa, que se fundamenta na pela falta de unanimidade na decisão colegiada. Ele também questiona pontos específicos em que houve discordância. Possibilitando um novo julgamento.
*4 Parlamentar : são divididos em deputados e senadores.
*5 Ministro: é membro do governo nacional que possui importantes funções executivas, em outras palavras, o ministro auxilia o presidente a governar o país.
*6 STF: Supremo Tribunal Federal: maior instância do poder judiciário, composto por 11 ministros, os quais julgam crimes de níveis elevados.
*7Emenda: é uma atualização, um emendo no caso juridico.
A ação do mensalão do PT resume-se ao fato do governo ( no período em que o Lula era presidente) junto com os membros petistas terem subornado alguns parlamentares em troca de apoio político para manter o PT no poder. Sendo assim, segundo a revista Veja edição 2363- ano 47- N.10, ocorreu o desvio de 173 milhões de reais do dinheiro de todos os brasileiros, isto é, do dinheiro público.
Isso ocorreu com por meio de alguns empréstimos fraudulentos e combinados.
Como consequência disso, após o esquema ter sido descoberto, foram condenados 25 pessoas, dentre as quais José Dirceu- que já foi ministro-, Delúbio Soares, José Genoino- ex-presidente do PT que além de condenados, também, deveriam pagar uma multa de 22 milhões de reais.
Em 2012, portanto, o STF aplicou as devidas penas aos criminosos e alegou a formação de quadrilha.Como a decisão, contudo, não foi unanime ( por 6 a 4) pelas penas aplicadas, foi, todavia, apresentando os embargos infringentes que se aceito possibilitaria um novo julgamento. Ocorreu,em 2013, a votação pela análise