Meninos
Sandra Bertelli Ribeiro de Castro
PRECIPITAÇÃO
Interação entre Anticorpo (solúvel) e Antígeno (solúvel) ; antígenoAgregado antígeno-anticorpo A quantidade de precipitado depende das quantidades de antígeno e anticorpo e da proporção entre eles.
PRECIPITAÇÃO
Várias quantidades de antígeno solúvel são adicionados a uma quantidade fixa de soro contendo anticorpo. Excesso de anticorpo: pequenas quantidades de antígenos são adicionados. Equivalência: A quantidade de antígeno e anticorpo se equivalem. Excesso de antígeno: excesso de antígeno não permite a formação do complexo Antígeno-anticorpo.
PRECIPITAÇÃO
O sítio em um antígeno, onde a molécula de anticorpo se liga é chamada de epítopo ou determinante antigênico, entretanto, por impedimento estérico a valência de um antígeno é quase sempre menor que seu número de epítopos.
PRECIPITAÇÃO
Imunodifusão Dupla: • Coloca-se agarose sobre uma lâmina:
• Faz-se em seguida, pequenos orifícios no gel e são adicionadas as soluções testes de Ag e Ac, como por exemplo, é mostrado abaixo:
Ac
As soluções sofrem difusão e, quando o Ag e o Ac se encontram em zona de equivalência, se observa a reação pela formação de uma linha de precipitação: Pode ser visualizada pós lavagem do gel , para remoção das proteínas solúveis
Utilização: muito usada em pesquisa e diagnóstico de algumas doenças, como cisticercose
Ag
Ag
Ac
Ag
Ag
Ag
Ag
Ac
Ac
6
Ao mesmo tempo, apresenta uma sensibilidade baixa e limita-se à detecção de reações antígeno-anticorpo em que há formação de precipitados.
AGLUTINAÇÃO
Interação entre Anticorpo e Antígeno insolúvel; insolúvel Localização do antígeno: superfície de uma célula ou de uma grande partícula; Ligação simultânea de anticorpos à antígenos em células diferentes
TIPOS DE SANGUE
TIPOS DE SANGUE
Antígenos A e B Anticorpos no soro Tipo Sanguíneo A Receptor de: A e O
B Receptor de: B e O
Without antibodies
AB