Meningite
Quais são as causas da doença?
Quando a doença ocorre nos primeiros dias de vida, geralmente está relacionada à contaminação do recém-nascido com bactérias através do canal do parto. As mães desses recém-nascidos freqüentemente apresentam complicações no momento do parto, como febre, líquido amniótico com mau cheiro, infecão da placenta, ou infecção urinária.
Quando a meningite se manifesta mais tarde, após o sétimo dia de vida, a infecção freqüentemente é adquirida através do contato com pessoas contaminadas ou material infectado. A bactéria chega até a circulação sanguínea, e atinge o Sistema Nervoso Central, causando a meningite.
Devido à imaturidade do sistema imunológico, o recém-nascido apresenta maior susceptibilidade à infecção, pois seus mecanismos de defesa contra a invasão bacteriana são menos desenvolvidos em relação às crianças maiores.
As principais bactérias que causam meningite no primeiro mês de vida são: Streptococcus B, as bactérias que habitam o intestino, como Escherichia coli, Klebsiella sp, Enterobacter sp, Proteus sp e a Listeria monocytogenes.
Quais são os sintomas da doença?
Podem ocorrer recusa alimentar, letargia, irritabilidade, febre e crises de apnéia. Os achados neurológicos, como convulsões e fontanela abaulada, nem sempre estão presentes, ou podem aparecer somente numa fase mais tardia da doença.
Em cada 100 crianças com meningite neonatal, os sinais e sintomas neurológicos mais freqüentes estão apresentados na tabela abaixo: Sinais e sintomas | % | Estupor, irritabilidade | 76-100