Menina
O processo de preparação e produção de estreptomicina pelo cultivo em condições particulares controladas de Actinomyces griseus. Este organismo foi primeiramente isolado do solo e caracterizado por S. A. Waksman.
Propriedades/características: A maioria das substâncias antibióticas conhecidas actualmente atacam em larga escala em bactérias gram-positivas. A estreptomicina é muito activa contra um grande número de bactérias gram-positivas quer gram-negativas, mas é pouco sensível a bactérias gram-positivas como bacillus mycoides e bacillus cereus, e gram-negativas como pseudomonas fluorescens, pseudomonas aeruginosa e Serratia marcescens. A estreptomicina é mais activa do que streptothricin contra certos organismos gram-positivo, como as bacillus mycoides e bacillus cereus, e contra alguns gram-negativos como pseudomonas fluorescens, pseudomonas aeruginosa e Serratia marcescens. Uma propriedade mais inerente à estreptomicina relaciona-se com esta ser em geral inactiva contra fungi.
Composição do meio: A inovação compreende a preparação do meio pelo cultivo de Actinomyces griseus , quer em condições estacionárias ou anaeróbicas submersas, num meio de nutrientes contendo factores promotores de crescimento (presentes em extrato de carne ou maceração de milho ), separando o crescimento dos organismos do caldo de cultura, tratando o caldo de cultura com carvão vegetal para adsorver produto activo, eluição de adsorbato e recuperar a estreptomicina do eluato. A preparação do meio de cultura compreende uma solução aquosa contendo 1% de carboidrato (ex.: glucose), 0.5% de complexos de nitrogénio (ex.:peptona e triptona), 0.5% de sal inorgânico (ex.: cloreto de sódio) e factor promotor de crescimento.
Colocação do meio: O meio é distribuído nos vasos apropriados com uma espessura de 1-2 in para superfície de cultivo. Para cultivação anaeróbica submersa o meio é colocado no