Menina bonita de laços de fita
A noção de disciplina é fundamental para que se possa entender o desenvolvimento das ciências, do pensamento humano. É uma categoria organizada dentro das diversas áreas do conhecimento que as ciências abrangem. Para se entender o termo interdisciplinaridade, deve-se partir da noção de disciplina.
“Para que ocorra a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, trata-se de torná-las comunicativas entre si, concebê-las como processos históricos e culturais, e sim torná-la necessária a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino-aprendizagem.” (FORTES)
“[...] atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas, pois apenas a integração dos conteúdos não seria satisfatório. Geralmente aplicada já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores devem incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo.” (CAIADO)
DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que a interdisciplinaridade ao saber útil, utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma junção de saberes. Por exemplo, em ciências, além do conhecimento específico da própria matéria, o aluno pode aprender gramática, desenvolver atividade física e elaborar problemas relativos ao contexto.
Como acadêmica do curso de graduação em Pedagogia, não posso desconsiderar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula. Cada vez mais temos que trabalhar em conjunto, ou seja, professores de todas as disciplinas.
Ao elaborar um projeto sobre a dengue, várias disciplinas poderiam integrar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento do mesmo. Nas disciplinas de Língua Portuguesa para a produção textual, abordando sobre a doença; Matemática para o levantamento de dados,