Administração financeira
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, a função do planejamento financeiro, os planejamentos a longo e a curto prazo, os modelos e estruturas do planejamento, ferramentas de análise de investimentos e demonstrações financeiras.
A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível.
2 DESENVOLVIMENTO
Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de investimento e financiamento da empresa, onde mediante essas informações a empresa pode visualizar as diferentes oportunidades de desenvolvimento, além da possibilidade de analisar e comparar diversos cenários, cumprindo assim a principal finalidade do planejamento financeiro que é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos de providências a serem tomadas caso ocorram imprevistos.
A administração das operações financeiras de uma empresa envolve muitas atividades diferentes, como planejamento, operações e análises financeiras, operações de tesouraria (captação de fundos e gestão de caixa), planejamento fiscal e outras que, como pode ser observado, envolvem tomada de decisões constantes.
As demonstrações contábeis por si só não representam todas as informações relevantes para tornar a gestão empresarial realmente eficiente em vista do contexto em