Memórias Póstumas de um Sargento de Milícia
Luisinha - moça com a qual Leonardo se casa. Em princípio é desengonçada e estranha, depois melhora. Casa-se com José Manuel, por influência da tia, arranjando um marido que só deseja seus bens. É órfã. Fica viúva e une-se a Leonardo.
Vidinha - mulata jovem, bonita e animada, toca viola e canta modinhas. Cativa Leonardo, que vive em sua casa por algum tempo.
O Compadre - barbeiro de profissão, cria Leonardo, protege-o e acaba deixando-lhe uma herança que surrupiou do comandante de um navio.
A Comadre - defende e acompanha Leonardo em qualquer circunstância. Adora o afilhado.
D. Maria - doida por uma demanda judicial, ganha a guarda de Luisinha, quando ela perde os pais. Velha senhora, gorda, rica, devota e com um bom coração.
José Manuel - salafrário e calculista, casa-se com Luisinha por dinheiro e morre. 35 anos, um conhecido que chegara de viagem da Bahia.
Major Vidigal - militar que persegue Leonardo, até conseguir integrá-lo às forças milicianas. Calcado em uma figura real.
Leonardo Pataca - pai de Leonardo, acaba casado com Chiquinha, depois que abandona o filho com o compadre. Gordo, lento, calmo, de cabelos brancos e face vermelha, vivia reclamando dos pagamentos por seus serviços, daí seu apelido “Pataca”.
Maria da Hortaliça - mãe do personagem, portuguesa, trai o Pataca e foge com outro para Portugal.
Chiquinha - casa-se com Leonardo Pataca. É filha da Comadre.
Há ainda, o toma-largura, sua esposa, Maria Regalada, as viúvas...
Chico Juca – Era um “Valentão”, fazia trabalhos