Memória
Curso de Psicologia
Psicologia Geral Experimental
Relatório de Experimento Científico: Analise do Comportamento
Maysa Cairolli RA A9648h - 5
Carolina Dias RA B55165 - 8
São Paulo, Maio de 2012
Definição
É difícil ter uma definição geral da memória, já que o processamento de informação não pode ser visto como um ato isolado, mas como dependente da percepção, com influência das emoções e da imaginação e situado em toda a sua sequência entre percepção e ação. Existem variadas conceituações de memória; com este termo nos referimos ao processo de armazenamento de informações adquiridas ontogeneticamente que podem ser evocadas em qualquer momento, isto é, podem estar disponíveis para um comportamento relacionado ao contexto. Spear & Mueller(1984) apresentaram de forma condensada uma definição de memória: ``É uma representação multi-dimensional´´ de um episódio em um organismo e não um processo.
Conceito
A memória como a conhecemos hoje, refere-se a aquisição, ao armazenamento e evocação (resgate) de informações. Ela é responsável pela aquisição do conhecimento, é o elemento chave para armazena-lo em nossa mente e para que possamos recorrer a ele sempre que for necessário comunica-lo. Todo conhecimento que absorvemos segue um caminho dentro de nossas mentes, desde sua captação até sua fixação. Esse caminho é composto por três etapas principais: Sensory Information Store, Memória de Curta Duração e Memórias de Longa Duração.
Objetivo
Realizar pesquisas através de referências bibliográficas e materiais científicos visando o aprofundamento sobre a Memória, coletando dados sobre definições, conceito e funcionamento da mesma.
Do ponto de vista comportamental, a memória é definida como uma modificação mais ou menos permanente das relações do organismo com o seu meio, que ocorre como resultado da prática, da experiência e/ou observação. O