Memória
Juliana Viana, Valdirene Morais Brambatti, Vanessa Erzinger Machado.
Introdução
Memória de curto prazo, ou, memória de trabalho, que podemos afirmar, é a atenção, para lembrar-se de algo só em um determinado período de tempo.
A MPC tem a duração 1,5 a 2 segundos, conforme pesquisas podemos afirmar, armazenar dados por um período maior de tempo só é possível com repetição mecânica, também chamado ensaio de manutenção onde insistimos em repetir a informação indefinidamente, em silencio ou em voz alta.
Uma pessoa é capaz de guardar algo só durante o ato, seria automático, necessário naquele instante, pode ser um momento, objeto, dígitos, palavras, imagens etc.
A memória de trabalho também chamada memória operacional, é a interface entre a percepção da realidade pelos sentidos e a formação ou evocação de memórias. Para exemplificar, poderíamos dizer que é a memória de um numero telefônico que alguém nos diz e esquecemos logo depois de discar.
Como já estudado e testado em pesquisas, as pessoas tem maior facilidade em guardar palavras e números quando estão em agrupadas para que formem unidades significativas, por exemplo: Se pegarmos os números 198519721953 e der a uma pessoa ler e falar em seguida ela certamente não lembrara de todos números, mais se separarmos em anos significativos a ela como, 1985 1972 1953 que significa data de nascimentos de pessoas especial ela não esquecera.
É assim com palavras, dado uma seqüência de palavras as pessoas se recordam até sete por isso usamos o termo os 7mágicos, já se fosse frase, agrupamento das letras seriam guardadas com mais facilidade pelo motivo do significado. Podemos usar como exemplo algumas palavras do trabalho, maternidade, namoro, beleza, coração, amor se continuarmos com outras até uma seqüência de palavras de 12 ou 15 as pessoas como visto se lembram de poucas usando frase como, “Com o amor no coração, o namoro pode acabar na maternidade” é uma forma das pessoas