Memória RAM e Flash - Componentes químicos
Memória Flash, criada pelo Dr. Fujio Masuoka, o mesmo criou o outro tipo de memória. refere-se a um tipo particular de EEPROM (siga em inglês para "Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente"). É nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia.
Diferentemente da memória RAM e também das SRAM, a memória Flash permite o armazenamento de dados por longos períodos. Este simples fato fez com que a memória Flash se tornasse uma das mais importantes tecnologias das últimas décadas, possibilitando o surgimento dos cartões de memória, pendrives, SSDs, celulares, câmeras e players de mídia com armazenamento interno. A memória flash também é usada para fazer o boot de computadores, além de compor cartões de memória, modens e placas de vídeo.
É importante salientar que, nem todos os chips de memória Flash nascem iguais, embora a função seja sempre a mesma (armazenar dados), existem diferenças nas tecnologias usadas, que determinam onde o chip será usado. Há dois tipos de memória flash: o tipo NOR, que chegou ao mercado em 1988. Os chips de memória Flash NOR possuem uma interface de endereços similar à da memória RAM, incluindo o suporte ao XiP (eXecute in Place), que permite que softwares armazenados no chip de memória Flash sejam executados diretamente, sem precisarem ser primeiro copiados para a memória RAM. O problema com as memórias NOR, é que elas não têm um preço acessível, embora as leituras sejam rápidas, o tempo de gravação das células é muito alto. Em um chip de memória NOR, as operações de gravação demoram cerca de 750 nanosegundos, o que é várias vezes mais lento do que em um chip de memória RAM.
Em seguida temos os chips de memória Flash NAND, que é o tipo mais usado atualmente. Elas disponibilizam a vantagem de serem mais rápidas em operações de escrita e serem mais baratas, devido ao design mais simples. A principal limitação é que elas são