Memória RAM no Windows 7
“Dos primeiros computadores pessoais até as máquinas de alto desempenho dos dias atuais tivemos grandes avanços em relação à velocidade e qualidade dos componentes, mas a forma de funcionamento é basicamente a mesma, conhecida como arquitetura de Von Neumann: primeiro lê-se os dados do disco rígido na memória RAM e em seguida ocorre o processamento por parte da CPU, esquema que é utilizado tanto pelos Pentium III quanto Core i7.
A memória virtual entra nesse esquema principalmente em duas situações: quando a memória RAM não consegue mais segurar todos os programas abertos ou quando algum programa não está sendo utilizado há algum tempo e por isso pode ser retirado da memória. Quando dizemos memória virtual estamos nos referindo a uma parte do disco rígido dedicado a essa tarefa e utilizado pelo Windows para gerenciá-las.” Quando ocorre alguma das situações citadas acima, o sistema operacional age da seguinte maneira: Analisa os processos não utilizados na memória RAM e o armazena no HD, depois copia de volta para a memória RAM quando solicitado. Considerando o tempo que leva para tal ação e rapidez da memória RAM, há perda significativa no desempenho da máquina. Uma alternativa para corrigir seria acessar Configurações avançadas do sistema, através do botão Iniciar /Computador e com o botão direito acessar Propriedades. Clique em Configurações avançadas do sistema, abrirá essa janela:
Selecione a aba Avançado, na parte de baixo da tela haverá um local chamado de “Memória Virtual”, clique em Alterar. Já na nova janela, é necessário desmarcar a caixa Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades (essa caixa determina se você pode ou não escolher o espaço em disco deve ser reservado para exercer a função de memória RAM.). Para finalizar, selecione o botão Tamanho personalizado e especifique os tamanhos mínimo e máximo da memória virtual de acordo com a RAM disponível no seu computador.
Clique