Memristor
O trabalho que se segue, tem como objetivo apresentar um novo componente da eletrônica que é o Memristor. Iremos mostrar a sua composição, para quais finalidades ele foi desenvolvido e como foi descoberto. Mostraremos a sua importância e evolução tecnológica e os benefícios que traz para o mudo atual.
Como o Memristor é um componente novo, ele ainda está em processo de pesquisas e desenvolvimento.
2.A EVOLUÇÃO DOS COMPONENTES ELETRONICOS
A eletrônica é uma área da Ciência que revolucionou o mundo e possibilitando o surgimento da computação. Foi necessário que vários cientistas formulassem teorias e cálculos de alta complexidade para provar que pequenos componentes poderiam gerar máquinas capazes de processar tarefas. É baseado nesse contexto que iniciaremos nossa pesquisa sobre memristor, mas antes faremos um breve apanhado sobre os principais componentes fundamentais da eletrônica.
Figura 1- Exemplo de Resistor, Capacitor e Indutores
Fonte: Site tecmundo.com.br
O resistor, o capacitor e o indutor (três principais componentes fundamentais da eletrônica) são pequenas peças utilizadas na eletrônica, e informática. Estão presentes em quase tudo que se imagina. Os mais simples eletrodomésticos até as televisões, vídeo games e computadores são dependentes desses componentes. Entretanto a eletrônica moderna não depende apenas desses pequenos itens, houve uma época em que o mundo estava “parado” (tecnologicamente falando) por falta de um componente muito importante: o transistor. Este componente serve como uma peça inteligente que consegue realizar tarefas mais complexas do que o simples armazenamento de carga, retenção ou indução (funções que eram realizadas pelo capacitor, resistor e indutor, respectivamente). Devido à criação do transistor é que foi possível criar processadores e microchips capazes de interpretar ordens.
A princípio, o transistor foi pouco utilizado e não apresentava resultados muito surpreendentes. Todavia, aos poucos ele foi