Memorias
Definição : Constituidas exclusivamente de circuitos transistorizados, utilizando-se de tecnologia bipolar ou tecnologia nMOS. A função é acelerar a velocidade de transferência das informaçōes entre processador e MP, com isso, aumentar o desempenho dos sistemas de computação. Ela evita na maioria das vezes que seja necessário recorrer à memória RAM, muito mais lenta se comparada a cache. O trabalho da memória cache é tão importante que, sem ela, o desempenho de um processador pode ser seriamente comprometido.
Volatilidade : Memórias cache são dispositivos construídos com circuitos eletrônicos, requerendo , por isso , energia elétrica para seu funcionamento. São , deste modo, dispositivos voláteis. Leitura/Escrita ou somente leitura : A memória cache por ser volátil, realiza as duas operações, tanto de leitura e de escrita.
Tempo de acesso : Sendo memórias de semicondutores, fabricadas com tecnologia e recursos para prover menores ciclos de memória , elas possuem velocidade de transfência , que garante tempos de acesso entre 5 e 20 ns.
Tecnologia : São fabricadas com circuitos eletrônicos de alta velocidade para atingirem sua finalidade. Em geral , são memórias estáticas, denominadas SRAM.
Custo : O custo de fabricação das memórias cache é alto.
Temporariedade : O tempo de permanência de uma instrução ou dado nas memórias cache é relativamente pequena, menor que a duração da execução do programa ao qual a referida instrução , ou dado pertence. Isto, devido ao seu tamanho não ser grande e ser utilizada por todos os programas em execução, há necessidade de alteração periódica da informação armazenada para permitir a entrada de novas informaçōes.
DRAM (MP)
Definição: A memória principal é a memória de trabalho do processador, onde os programas se sucedem em execução, uns após outros. Com o desenvolvimento da tecnologia de microeletrônica e de semicondutores, as memórias de núcleo magnético foram