memorial
Como vimos no material estudado, o termo cultura vem do latino colere que, originalmente, era utilizado para designar o cultivo ou o cuidado com a planta. Então, para ampliar ainda mais o entendimento sobre cultura, vemos que cultura é tudo o que resulta da criação humana, ela está relacionada com o que podemos chamar de patrimônio cultural e é nesse sentido que devemos entender que a nossa cultura deve ser preservada e valorizada, porque é com ela que expressamos nossa identidade e nossas diferenças em relação aos outros povos.
A percepção de relação entre cultura e cidadania se faz importante até mesmo para analisar melhor o contexto da sociedade atual, que deriva de fatores importantes e contribuintes da historicidade humana, pois se deve levar em conta que a humanidade está inerente a seu contexto cultural, ao seu modo de vida, e a partir desta razão o ser humano pode ser contribuinte e formador de seus próprios conceitos enquanto cidadão e enquanto ser que produz cultura, o ser humano é a sua estruturação participativa com a sociedade, desenvolvendo-se em meio ao contexto vivenciado. Vemos aí a importância dos estudos sobre as oficinas culturais e que deve sim ser trabalhado com os nossos alunos o que os levam a conscientizar sobre os cuidados em que devemos ter com os patrimônios materiais e imateriais. Sendo considerado patrimônio material: as praças, as igrejas, obras de arte, etc. E, como patrimônio imaterial: as crenças, as práticas, as ideias, as habilidades, etc.
O ser humano em seu meio histórico, de vivência, consegue transformar o ambiente, assim como a sua forma de agir, de pensar, de lidar com diversos fatores e situações de necessidades que são constituídos por si próprio. Essa diversidade de elementos que constituem uma sociedade, que se delimita como cultura não surge do nada, apesar de ao inicio o ser humano ser produto cultural, cultura é construção, é produto que advém do ser humano, pois, ao nascermos