Memorial
Memorial do Módulo II
Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?
Arlânia Cruz
Relatório Individual feito pelacursista Arlânia Cruz para ser entregue a Tutora Amanda Varjão como crédito avaliativo do Módulo II.
Jussari– BA
20/06/2014
Mais uma vez me deparo com a palavrinha “democracia”, tendo a certeza que preciso dela para articular, discutir e promover uma gestão de qualidade. Entretantoeu sei que não é fácil essa tarefa, trata-se, portanto de envolvimento coletivo a participação da comunidade escolar em especial do colegiado. Pensando dessa forma vejo uma escola caminhando para um espaço democrático e que muito posso contribuir para a construção e formação dos meus alunos tornando-os mais críticos e construtivo.
Acredito na autonomia da escola e nas ações coletivas porque são fundamentais para uma educação de qualidade. O trabalho em equipe as ações articuladas ao Projeto Político Pedagógico como também no Colegiado Escolar.
Por falar em colegiado, estudando esse módulo II percebi a importância do mesmo, embora pressuponha que alguns membros não saibama natureza do Conselho Escolar de deliberar e fiscalizar, as atribuições de cada membro e o que a eles competem. Partindo desses pressupostos considero válido que o diretor como membro nato do conselho deveria ser um mediador de esclarecimentos e motivador do reconhecimento, seria de grande relevância detectar e/ ou avaliar os ocorridos da instituição escolar com mais frequências e motivação.O módulo II na pág. 71 nos relata que autonomia requer conhecer diferentes pontos de vista.O diálogo entre docentes equipes gestora e comunidade favorecem a aprendizagem do aluno. Por essa razão acho primordial a realização de reuniões periódicas para um estudo detalhado dos documentos que norteiam e regem uma gestão democrática.
Precisamos conhecer e estudar as leis educacionais e segundo a LDB,