Memorial
Cursista: Ivanete Alves dos Santos.
Tutora: Eliana Oliveira.
Curso: Téc. em Secretaria Escolar.
Escola: Anísio Teixeira. Neste módulo foi importante entender qual é a função social que exercemos em um local de trabalho e conhecer bem o serviço que prestamos à comunidade. Em uma secretaria escolar, por exemplo, as informações peculiares estão registradas em gêneros (documentos) específicos: livros-ata, históricos escolares, diários de classe, memorandos, requerimentos, ofícios, projeto político-pedagógico da escola, atas de conselho de classe, etc. Tais documentos organizam e regulam o trabalho de um contexto em relação ao processo de produção, distribuição e utilização desses documentos. Por meio desse processo organiza-se e registra se a vida escolar do aluno, escrevendo páginas e páginas da história de uma escola.
REFLEXÃO
Fala-se muito e pouco se pratica a ética. E isto porque a atitude ao priorizar o interesse coletivo ao individual envolve a partilha das fortunas. Porém os políticos, empresários, profissionais em vez de agir, protegem seus interesses com discursos vagos, continuando a vitimar a população carente e vulnerável com suas omissões.
01 A direção da escola tem como correspondência diária os documentos internos e externos bem como ofícios, memorandos, requerimentos, advertências para alunos, avisos e comunicados. A secretaria tem como ferramentas diárias os seguintes documentos processo de alunos, comunicados e recados, históricos escolar, declaração, requerimentos, livros de matricula, livro de pedido de transferência, livro de transferências expedidas. Livro de registro para certificados expedidos, livro ata para conselhos, livro de protocolos que registra entrada e saída de documentos, livro de registro de estagiários, freqüência e pontos dos funcionários a cantina usa apenas um caderno de controle de mercadorias entradas e saídas. A portaria não utiliza material