Memorial spda
Apresentação
O presente memorial refere-se ao projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) de um Banco. Situado
Prancha I: Croqui da vista superior com a malha. Prancha II: Método de FRANKLIN Prancha III: Descidas Incluindo ainda, no presente projeto, uma relação de material completa.
Descrição do Sistema
Para a proteção contra descargas atmosféricas, foi projetado na parte externa da construção um sistema de captores de descargas atmosféricas, contendo a combinação de hastes com condutores em malha, sendo essa malha contendo captor em forma de anel no seu perímetro.
A proteção interna é através de equalização de potencial que é obtida mediante a condutores de ligação equipotencial de cobre nu com 16 mm², segundo a tabela – Seções mínimas dos condutores de ligação equipotencial para conduzir parte substancial de carente de descarga atmosférica, esses condutores estão conectados a uma barra localizado em cada quadro de comando protegendo os equipamentos instalados no prédio, que está conectada ao sistema de aterramento. O projeto tem como objetivo a instalação de um dispositivo de proteção contra descargas atmosférica (SPDA), para proteger a edificação contra incidentes direta dos raios. A instalação também tem função de proteção contra a incidência direta de raios sobre pessoas e equipamentos que encontram-se no interior da edificação.
É utilizado o método da Gaiola de FARADAY. Utilizado cabos de cobre nu e captores aéreos na cobertura. Em conjunto, o método FRANKLIN com 3 tipos de hastes, todas de aço galvanizado, protegendo a parte da frente da construção onde se encontra a parte administrativa além de contar com o acervo mais valioso.
Norma
O presente projeto de SPDA foi elabora de acordo com as normas brasileiras