Memorial Sistemas Estruturais
No sentido mais amplo da palavra, a definição de estrutura para a arquitetura, é a parte da construção que possibilita a manutenção da sua forma (morfologia), de seus espaços e de sua integridade. Para um arquiteto a estrutura deve ser concebida de maneira tal que se integre perfeitamente ao espaço arquitetônico que ira ser criado, prezando todos os seus aspectos funcionais, técnicos e estéticos.
Para a concepção estrutural o arquiteto é um complemento, que deve ter uma boa base de conhecimento estrutura a fim de preservar o partido arquitetônico, a identidade do seu projeto, exigindo um trabalho em conjunto com um engenheiro.
Embora havendo diferenças de formação, arquitetura e engenharia se completam, enquanto o arquiteto é essencialmente criado, o engenheiro é tecnicamente inventivo.
2. OBJETIVO:
O presente trabalho tem por objetivo realizar o pré – dimensionamento de uma Biblioteca Publica situado no bairro Vicente Pizon, na Rua Ismael Pordeus.
Todo o estudo realizado (dimensionamento de pilares, vigas e lajes) foi baseado no conteúdo teórico apresentado durante todo o semestre nas aulas de Sistemas Estruturais I.
3. SOLUÇÃO ESTRUTURAL:
Em termos de solução estrutural, o edifício é constituído por lajes maciças e lajes nervuradas que apóiam se em vigas continuas, vigas biapoiadas e vigas em balanço. As vigas por sua vez apoiam-se em pilares que descarregam para as fundações.
Os pilares têm dimensões não tão exageradas devido ao fato dos pavimentos possuírem uma grande quantidade dos mesmos, a contagem dos pilares vai do P1 ao P33.
Já as maioria das vigas são do tipo continuas que se estendem sobre mais de dois apoios, desenvolvendo uma maior rigidez, além da viga em balanço e a viga biapoiada.
4. MEMORIAL DE CÁLCULOS:
4.1. PILARES:
Para se realizar o pré dimensionamento dos pilares, deve-se calcular a área de influência (Ainf) e as cargas que irão atuar na estrutura.
Tomamos como referencia o nível mais