Memorial Descritivo
SETOR DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTE DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ESTRUTURA DE MADEIRA I
PROF: ELVÍDIO GAVASSONI NETO
ALUNOS: Densil Luiz da Silva, Eduardo Steinwandter, Vinícius Kendji Ab
MEMORIAL DESCRITIVO: Escada 3D
1. OBJETIVO: Apresentar soluções de uma escada de madeira para um projeto e dimensionar de forma a atender as especificações das normas regulamentadoras e as necessidades do cliente.
A escolha da madeira se deu, por se tratar de um elemento construtivo simples, de fácil execução e não há dificuldade para encontrar mão de obra. A estética é agradável e se encaixa muito bem para interiores, caso aqui analisado.
2. MATERIAL: Optamos pela madeira por ser um material nobre e muito resistente. Sua utilização pode conferir ao local um toque de tradição ou de rusticidade, conforme o acabamento utilizado. Embora muitas vezes, apresentem um custo mais elevado, são uma excelente opção para áreas internas. Entre as madeiras mais usadas estão o ipê, a itaúba, o jatobá e a peroba rosa, que são duras, bem resistentes e não sofrem ataques de cupins. Mesmo as madeiras mais duram devem ser secas em estufas, mas não 100% seco, para não trincar com facilidade. É importante o apoio de mão-de-obra especializada.
3. OPÇÕES: Quatro tipos de escadas foram analisados, levando em conta a capacidade de calculá-la, a estética, o custo e o espaço, dentre elas:
- Escada com degraus em balanço engastados na parede: Opção que agrada esteticamente, mas não criava desafio de cálculo.
- Escada em caracol: Estética formidável, mas a complexidade de cálculo é alta.
- Escada de vão único: Esta escada não caberia no local, além de ser esteticamente simples.
- Escada vazada com viga central: Opção escolhida por atender as necessidades de projeto e esteticamente agradável.
4. CARACTERÍSTICAS DA MADEIRA:
Nome vulgar: Itaúba
Nome científico: Mezilaurus Itauba
Família: Lauraceae
Madeira pesada, dura e ligeiramente difícil de