Memorial Descritivo
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ELETRICIDADE
Memorial Descritivo – Instalação Residencial
Marcelo Girão do Amaral 20810491
Trabalho de aproveitamento para a disciplina Instalações Elétricas Prediais e Industriais, ministrada pelo Professor José Castro Correia, no primeiro período de 2011, na Universidade Federal do Amazonas.
MANAUS – AM
Memorial descritivo
Especificações: Instalações elétricas em baixa tensão.
Obra: Instalações elétricas residencial.
Local:
1-Apresentação
Este memorial tem por finalidade orientar a execução das instalações elétricas que estão no projeto de instalações elétricas .
2-Alimentação
Os circuito de alimentação dos quadros será de acordo com o determinado na planta. Em eletroduto rígido e subterrâneo.
3-Quadros de distribuição
Os quadros de distribuição serão em chapa de aço do tipo de embutir, deverão estar a 1,80 do piso e ter circuitos suficientes como descrito em planta e mais espaço para circuitos reservas.
4-Aterramento
O aterramento dos quadros serão realizados através de hastes cobreadas tipo copperweld diâmetro 20mm x 2,4 m e conector, enterrados verticalmente no solo. A resistência de aterramento não poderá ser superior a 10 Ohms em qualquer época do ano. O esquema utilizado será o TN-S (condutor neutro e condutor de proteção distintos, conforme NBR 5410: 2005), com condutor de proteção (PE) disponível junto ao aterramento.
5-Condutores
Serão fios de cobre com isolamento em PVC 70°C de 0,6 kV ou 1,0 kV com seção indicada no quadro de cargas, respeitada a bitola mínima de 2,5mm² para iluminação e tomadas, as seções dos condutores neutro, fase, proteção e retorno (quando houver) serão iguais ao da fase.
Não serão permitidas emendas nos condutores alimentadores de circuitos, bem como emendas no interior dos eletrodutos.
O critério das cores, fase, neutro, retorno e proteção deverá ser conforme a NBR 5410: 2005.
6-Eletrodutos
Deverão ser empregados