66ffd4c6 93ef 49b4 9050 a84d238e6a95
1777 palavras
8 páginas
1 INTRODUÇÃOFranquia Empresarial, segundo definição contida no art. 2º da Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994, que regulamentou a franchising no Brasil, é o sistema pelo qual um Franqueador cede ao Franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas operacionais desenvolvidos ou detido pelo Franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício".
O Franqueado deve dispor de capital inicial e capital de giro suficientes para obter um local, construir ou adequar o imóvel e instalações, bem como desenvolver a unidade franqueada. O Franqueado é proprietário do ponto comercial e da unidade franqueada, mas, em grande parte, a operação do negócio é controlada pelo contrato de franquia.
Com isso o trabalho visa analisar e tecer algumas considerações acerca da viabilidade da implementação de uma franquia e o processo utilizado para atingir este objetivo, além da proposta de uma tipo de franquia ideal para nossa região.
2. PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
O modelo de negócios de franquia é muito comum na indústria da alimentação, por exemplo, onde restaurantes com muito sucesso permitem a pessoas que abram uma franquia sua, aproveitando a fama estabelecida e a rede de clientes.
O Rei da reforma é uma franquia que ainda não muito conhecida no pela grande maioria da população, porem devido ao grande potencial que nela exite graças a sua versatilidade e real necessidade, e possivel a sua implementação ate mesmo em pequenas cidades como no caso onde eu moro, não requer um auto investimento, e tem retorno rapido comparado ao que esta no mercado de franquias. A simplicade de sua propaganda e seu serviço prestato é o que mais chama a atenção para quem deseja ser um novo franquiado.
E no franchising, existe o franqueador e