Memorial descritivo
Nome: Raphaela Pereira Lucas
RA: 608000
Turma 2ºB
Objetivo: Construção de uma Casa Residencial - Conforto Ambiental
Local: Rio de Janeiro. Zona 8.
Área Construída: 91,8m².
Fundações
É a uma elaboração do projeto de acordo com as normas bioclimáticas e limitações existentes e de acordo com o projeto arquitetônico.
Paredes Internas e Externas
As paredes leves serão de tijolos maciços assentados na menor dimensões de 10,0x6,0x22,0cm, argamassa de assentamento: 1,0cm e argamassa de emboço: 2,5cm com o total de espessura 15,0cm.
Estrutura de Cobertura e Cobrimento
Serão utilizadas telhas de barro com a espessura de 1,00 e o forro de concreto de 3,0cm sua espessura total de 15 cm. O telhado será duas aguas com abertura para ventilação do ático.
Área Externa e Interna
Na parte externa, árvores que possam umidificar o ar deixando o mais fresco e úmido, também serve como uma barreira que ajuda não ultrapassar os raios solares (radiação solar), que podem transferir o calor externo através de moléculas para moléculas agitadas por meio da condução aquecendo a área interna da obra.
Abertura
Nos cômodos serão utilizadas mais de 40% de sua área por janelas e portas. Nos quartos e na sala de estar terão janelas e portas de madeira com venezianas ajudando o fluxo de ar e usado como isolante térmico e acústico. Para áreas úmidas terão janelas de madeira combinado com vidros, portas de madeira com venezianas e portas de correr de vidro, conforme o projeto. Estes materiais permite a ventilação cruzada, isto é, quando existe só uma área de ventilação o ar quente tente a subir e o ar frio tente a descer causando um ciclo de repetição por causa da diferencia de densidade, concluindo uma corrente de convecção. Por isso, por ser um clima muito quente precisamos de ventilação para o conforto ambiental.