memorial de formação
Os meus primeiros passos na educação começaram em casa com minha família morava na zona rural onde o acesso a escola era precário. Comecei estudando em casa a cartilha do ABC, aprendendo as primeiras letras do alfabeto, a tabuada fazia parte desse primeiro aprendizado, aprendendo às quatros operações: multiplicação, divisão, adição e subtração.
Tinha apenas sete anos de idade, isso sendo mediado pela minha própria mãe, apesar de pouca escolaridade que ela tinha mesmo assim ela procurava a nos ensina eu, e meu irmão.
O desafio estava apenas começando, fui eu estudar e havia apenas uma escola na região, na época chama GRUPO ESCOLAR. Nessa escola tínhamos apenas uma sala e uma área de lazer.
Meu primeiro, dia de aula foi de medo pois, quando entrei na sala de aula e sentei-me, não tinha carteira era banco como conhecido em nossa região, vi algo escrito no quadro e esse era na parede feito de cimento e pintado. Foi como se estivesse entrado num quarto escuro, comecei a chorar assustado. A professora quis saber por que eu chorava, eu respondi, não sei ler nem, escrever.
A professora me tranqüilizou e disse você está aqui para aprender. A professora com apenas a quinta série, mas, dedicada, atenciosa. Tinha ela um desafio de ensinar. Éramos três turmas ao mesmo tempo, divididos em: primeira série fraca, primeira série forte e segunda série.
O quadro como só era um, tinha que ser separado por série para ela escrever as matérias. As disciplinas eram Português, Matemática, Desenho e Educação Moral e Cívica.
Tínhamos a obrigatoriedade de antes de entrar em sala de aula, ficar perfilados em posição de sentido para cantar o Hino do Estado e o Hino Nacional Brasileiro. Esse