Trabalho individual unopar
INTRODUÇÃO
O presente trabalho interdisciplinar do 6º semestre do Curso de Pedagogia visa apresentar uma reflexão a respeito do gênero do narrar e estabelecer pontos de relação com a linguagem corporal.
Para que este objetivo seja atingido serão feitas reflexões a partir das seguintes questões propostas:
Conceito de gênero Textual.
Gênero textual do agrupamento do narrar.
Tipos de gêneros do narrar, especificando cada um.
Conceito e importância da linguagem corporal para a comunicação do aluno.
Tipos de atividades para explorar a linguagem corporal.
Optou-se por fazer apenas um texto uma vez que houve um entendimento de que as abordagens e os exemplos estão entrelaçados. A interação entre o que se narra e a linguagem corporal é observada por vários autores citados.
DESENVOLVIMENTo
Sobre o conceito de gênero textual vale citar Martin (1985, p.250), que defende a ideia que gêneros são a forma pela qual se faz coisas quando a linguagem é utilizada para concretizá-las. Martin foi influenciado por Bakhtin(1987) e por expressivos antropólogos, sociólogos e etnógrafos, que tem uma visão histórica dos gêneros e os toma como altamente vinculados com as instituições que os produzem. A atenção não se volta prioritariamente para o ensino, mas para a compreensão do funcionamento social e histórico, bem como, sua relação com o poder.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) apresentam os vários gêneros existentes que, por sua vez, constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Pode-se ainda afirmar que a noção de gêneros refere-se a “famílias” de textos que compartilham algumas características comuns, embora