memorial de calculos
Autores: B.O. Broggio1, T. H. Santos2, T. K. Sen 3, M. S. C. Silveira3
Instituto de Engenharia Mecânica – Universidade Federal de Itajubá
(1) Aluna de Eng. De Computação (4º ano); Universidade Federal de Itajubá; Av. BPS 1303, Itajubá – MG; CEP 37500-000; biancabrg@yahoo.com.br.
(2) Aluno de Eng. De Computação (4º ano); Universidade Federal de Itajubá; Av. BPS 1303, Itajubá – MG; CEP 37500-000; thiago_aioba@hotmail.com.
(3) Professor; Departamento de Engenharia Mecânica/IEM, UNIFEI; Av. BPS 1303, Itajubá – MG; CEP 37500-000.
Palavras-Chave: potência , perda de carga, rendimento, vazão.
RESUMO
Os projetos que visam instalações de bombas sempre foram vistos com bons olhos pelos institutos de pesquisas e educação, sendo um dos principais enfoques da disciplina de Fenômenos de Transportes ministrada em diversos cursos de engenharia em todo o país. A aplicação desses projetos possui uma vasta utilização tanto nas zonas urbanas quanto nas zonas rurais. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um software que obtivesse os resultados de potência de bombeamento, perdas de carga e a informação desses valores relativa à variação da vazão do sistema em uma instalação de bomba, bem como fornecer a saída gráfica para visualização e entendimento dos dados envolvidos no projeto.
O software visa identificar a funcionalidade do projeto da instalação de uma bomba à partir de valores tais como o rendimento da bomba, a vazão do sistema e informações sobre a tubulação. O software então retorna os valores da perda de carga total do sistema e da potência de bombeamento. Desenvolvido na linguagem Visual Basic 6.0, com ambiente gráfico para windows, o software fornece resultados de grande validade para análise através do gráfico da potência pela vazão do sistema em uma escala ajustável automaticamente.
Através desse software é possível então determinar a potência de bombeamento e a perda de carga para qualquer