Neoclassicismo
CONTEXTO E CARACTERIZAÇÃO GERAL:
Os primeiros sinais do Neoclassicismo se fazem notar em vários pontos da Europa nas primeiras décadas do século XVIII, embora desde já se deva advertir que a cronologia dos estilos é sempre muito polêmica, e seus limites, muito imprecisos.
O Neoclassicismo, como o nome indica, foi um movimento cultural revivalista, que voltou-se para a Antiguidade clássica - a Grécia e a Roma antigas - como a principal referência estética e modelo de vida. Considerava-se há muito tempo que a tradição clássica, onde se incluía a cultura renascentista, ela também um revivalismo classicista, era imbuída de grande autoridade moral e estética, e por isso era um modelo ideal. De fato, a "volta aos clássicos" é um fenômeno recorrente na história da cultura do ocidente.
Neoclassicismo no Brasil:
A arte Neoclássica ocorreu entre os séculos XVIII e XIX e busca inspiração no equilíbrio e simplicidade, com base na recuperação da arte grego-latina. A corte portuguesa buscou artistas na Europa para lecionar no Rio de Janeiro.
Missão francesa: formada por um grupo de 40 artistas que chegou em 1816 e criou a Imperial academia e Escola de Belas Artes.
Missão austríaca: chegou em 1817 acompanhados da princesa Leopoldina.
Autores:
Manuel de Araújo Porto - Alegre:
Nasceu em Rio Pardo RS, 2 de novembro de 1806 e morreu em Lisboa, Portugal, 29 de novembro de 1879. Pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor, escritor. Seu nome real era Manuel José de Araújo, modificado para