Memorial 02
Homem, Pensamento e Cultura: Abordagens Atropolgicas e Folosofcas
MEMORIAL
No módulo homem pensamento e cultura: abordagem filosófica antropológica; pude ver que a escola é um espaço onde acontece a educação formal que é intencional. Existe para educar coletivamente o indivíduo, respeitando sua cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola deveria ajuda a construir nossa identidade.
Podemos ainda averiguar que a na escola o indivíduos deveria opinar, ser crítico por meio do diálogo para construir uma sociedade bem informada, com indivíduos emancipados e participativos.
Na escola ou no trabalho o individuo pode ficar alienado, se não se a tentar para isso, tanto no trabalho como para escola tudo deve ser planejado com a intenção de sermos participativos, críticos e respeitar a opinião do s outros.
A educação, segundo a L.D.B e PCNs deveria ser direito d e todos, mas na pratica isso não ocorre, a educação é vista como mercadoria. Quem é mais abastado, tem mais a cesso a melhor educação. Para que ocorram mudanças nesta prática, temos que agir como cidadão e não deixar para o estado ao governo mudar tal situação. Reivindicando nossos direitos já que um passo para que mudanças ocorram e temos o poder do voto, então temos o poder de reivindicar melhorias.
O modulo traz apontamentos teóricos acerca da criatividade e dos processos criadores no âmbito da psicologia educacional, sob a perspectiva histórico-cultural. Auxilia a pensar alternativas para uma escola criativa, quando o homem se apresenta como reprodutor de situações que expressam e aprofundam processos de alienação. Sendo a consciência humana uma forma complexa do reflexo ativo e criativo da realidade, entende-se que sua formação se dá no processo da historia social do homem, ao longo da qual se desenvolvem a atividade objetiva e a linguagem se manifesta com estreita participação destas. Desenvolver o homem cultural no que tange ás suas potencialidades criativas envolve informações e