A Evolu O Do Conceito De Corpo
O CONCEITO DE CORPO
Catia Mary Volp1
Gisele Maria Schwartz1
Silvia Deutsch1
RESUMO
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir a percepção e conscientização que permeiam as justificativas dos sujeitos, quanto ao nível de identificação imaginária dos próprios conceitos corporais, evidenciando as discussões a respeito da temática da estética corporal. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo uma escala de diferencial semântico de sete intervalos, aplicado a 28 sujeitos, estudantes de nível superior dos cursos de Biologia, Ecologia e Educação Física, da
UNESP - Rio Claro. Os dados foram analisados descritivamente e levam à conclusão de que a noção de corpo estético não difere entre as áreas relacionadas.
Entre os resultados obtidos, apenas o curso de ecologia apresentou um índice ligeiramente superior ao dos outros cursos, porém esta diferença não foi significativa. O padrão apresentado pelos três cursos evidencia um conceito de sentido mítico de corpo perfeito.
UNITERMOS - Corpo, Imagem Corporal, Conceito,
Estética, Atitude.
INTRODUÇÃO
As áreas de Educação Física, Biologia e Ecologia englobam, em seus estudos, o homem de forma peculiar.
A grosso modo, a abordagem do homem nestas áreas diferencia-se por: analisá-lo em movimento, na educação física; estudar suas estruturas e funcionamento, na biologia; e a pesquisar sua relação com o meio ambiente, na Ecologia. Porém, um dos aspectos que as relacionam em diferentes contextos é o corpo, obtendo enfoques diversificados quanto ao seu conceito.
O estudo de conceito e suas características é primordial, uma vez que, como se expressa MOREIRA (1986) nós nos comunicamos através de conceitos, ensinamos e aprendemos conceitos. Conceito pode ser entendido como uma classe ou categoria de vários membros (objetos, idéias, fenômenos, eventos, processos, etc.) que compartilham de certas características semelhantes que
1
Professoras do Departamento de Educação Física da
UNESP - Rio Claro