memoria
A memória é um dos periféricos mais importantes para o funcionamento de um computador,sem ela o computador não funciona.
Podemos a dividir em dois grupos:Memórias voláteis e memórias não voláteis.
Memórias voláteis.
Este grupo se refere-se a memórias de acesso aleatório,memórias que não servem para armazenar(guardar)arquivos,mas tem como a sua maior função auxiliar na execução de programas.A sua capacidade de memória serve para fazer um “meio de campo” entre o processador e os periféricos de armazenamento(memória secundária ou memória ROM).Por ela ser tão importante para o funcionamento de um computador, que existem pessoas que a conhece por memória primária.Neste caso estaremos falando exclusivamente da memória RAM.
Deste que foi criada,a memória RAM passou por várias evoluções(gerações),deste os primeiros chips de memórias conhecidos como Dip até as memórias da atualidade,no caso,a DDR3.Abordaremos geração por geração no decorrer deste artigo.
BARRAMENTO DE COMUNICAÇÃO.
Como na maioria dos outros periféricos,a memória efetua sua transmissão de dados através do seu barramento.Este barramento nada mais é que um agrupamento de vias que possibilita este se comunicar com o periféricos restantes.
Este tem sua capacidade medida em bits,ou seja,a quantidade de informações que aquele periférico suporte “transportar”,ou seja,quanto maior o seu barramento,melhor será o funcionamento da memória.
DIP e SIMM.
Na geração dos processadores 286,os computadores utilizavam o chip DIP como memória.Eles eram encontrados embutidos na placa-mãe,tendo a sua principal função auxiliar o processador em funcionamento e armazenar dados,mesmo tendo sua capacidade de memória muito pequena.
Com o passar dos anos,os computadores pessoais(PC’S)começaram a ganhar popularidade,resultando assim,na evolução dos tipos de memórias existentes na época,passando-se do chip DIP para as memórias SIMM.
A leva da produção das memórias SIMM teve duas gerações:a primeira tinha como