Memoria
Seu papel principal é de criar o mapeamento entre o endereço lógico e o endereço físico, para saber onde o processo vai ser alocado.
2) Qual é a diferença entre as técnicas de gerencia de memória com particionamento estático e dinâmico ?
A principal diferença entra as duas técnicas é de que o particionamento estático é fixo. Enquanto no particionamento dinâmico o processo aloca a quantidade necessária desta forma evitando a fragmentação interna.
3) O que é fragmentação interna e externa? Mostre um exemplo?
Fragmentação Interna é quando um processo por menor que seja ocupa uma partição inteira da memória.
Fragmentação Externa é quando existem várias lacunas livres, sendo que o processo seguinte é maior do que a partição livre.
4) Explique a diferença entre os três algoritmos (técnicas/políticas) de alocação de memória utilizada pelo gerenciamento com particionamento variável ?
Best fit – O processo aloca sempre a partição que deixar a menor fragmentação, na minha opinião esta técnica é ruim porque a fragmentação fica aparente mais rapidamente.
Worst fit – O processo aloca sempre a partição que deixar a maior fragmentação, desta forma deixando sempre a maior fragmentação para que outro processo aloque.
First fit – O processo aloca sempre a primeira partição que caiba, se for analisar tem o tempo de resposta mais rápido que as outras técnicas, fica no meio-termo melhor que o Best e pior que o Worst.
5) Qual é o principio de funcionamento do gerenciamento de memória com paginação? Quais são as suas vantagens em relação ao particionamento fixo e/ou dinâmico ?
O princípio do funcionamento é de que a memória física e lógica são divididas em blocos iguais. Chamamos de páginas a memória lógica e de frames a memória física, desta forma posso relacionar n páginas para n frames.
Suas principais vantagens são de não gerar fragmentação externa e somente a última página pode ter fragmentação interna, facilita