Memoria virtual
Se faltar ao seu computador a quantidade de RAM (memória de acesso aleatório) necessária para executar um programa ou uma operação, o Windows usa a memória virtual para compensar.
A memória virtual combina a RAM do computador com espaço temporário no disco rígido. Quando a RAM fica insuficiente, a memória virtual move os dados da RAM para um espaço chamado arquivo de paginação. Isso libera a RAM para concluir seu trabalho.
Quanto mais RAM um computador tem, mais rápido ele irá executar os programas. Se a falta de RAM estiver diminuindo o desempenho do computador, é possível que você fique tentado a aumentar a memória virtual para compensar. Entretanto, como o computador pode ler dados da RAM com muito mais rapidez do que de um disco rígido, a melhor solução é adicionar RAM.
Memória virtual e mensagens de erro
Se você receber mensagens de erro avisando sobre insuficiência de memória virtual, será necessário adicionar mais RAM ou aumentar o tamanho do arquivo de paginação para poder executar os programas no computador. O Windows normalmente gerencia o tamanho automaticamente, mas você pode alterar manualmente o tamanho da memória virtual caso o padrão não seja suficiente para as suas necessidades. Para obter mais informações, consulte Alterar o tamanho da memória virtual.
Swap
> Sobre o swap:
>
> 1) Já foi discutido aqui e digo até exaustivamente, olhem no histórico da
> lista.
> 2) O Linux usa o swap para fazer hibernação, portanto, se você FOR USAR
> hibernação, deve ter ao menos o tamanho de sua RAM.
> 3) Não há regra estabelecida: essa de usar 2x, 1.5x, deixar só um 1G depois
> que estourar os 2G são todas DICAS, não regras, pois isso depende do uso.
> 4) Se você deixar o Ubuntu fazer de forma automática ele utilizará 2x para
> notebooks; não sei se faz o mesmo para desks.
> 5) Quanto mais RAM menos swap é uma regra de ouro, mas não de diamante: se
> você estiver utilizando para gráficos pesados (tif e