Memoria cache quase pronto
Diferença de Velocidade Processador/MP
Limitação de desempenho dos processadores é um problema, refere-se à diferença de velocidade entre o ciclo de tempo do processador e o ciclo de tempo da memória principal (a MP transfere bits para o processador em velocidades sempre inferiores as que o processador pode receber e operar os dados, o que acarreta, muitas vezes, a necessidade de acrescentar-se um tempo de espera para o processador [wait state – estado de espera]).
Se todos os circuitos do processador e da MP fossem fabricados com elementos de mesma tecnologia, este problema deixaria de existir.
O desempenho dos microcomputadores vem dobrando a cada 18 a 24 meses, o mesmo não acontece com as MP, que vem aumentando relativamente pouco de ano para ano (cerca de 10%).
Memórias rápidas são muito caras (SRAM).
Apesar dos avanços da tecnologia as memorias continuam a ser constituídas de um capacitor/transistor por bit e requerem carregamento. Hoje elas são mais rápidas que as antecessoras, porem mais lentas que as SRAM e mais lentas que os tempos de transferência interna dos processadores.
Esse problema existe desde o surgimento dos computadores, e vem se agravando com a multiprogramação (uso de vários programas).
Em 1960, pesquisadores, principalmente na IBM, tentando resolver o gap de velocidade processador/MP, analisaram o comportamento dos processos (programas em execução), e surgiu como conclusão um princípio de funcionamento dos programas, denominado genericamente princípio da localidade (locality of reference ou principle of locality).
Conceito de Localidade
*O programa que esta em sua forma executável (já foi compilado e transformado para linguagem de maquina) possui suas instruções conforme a sequencia definida pelo algoritmo criado. (nesse momento o programa é um conjunto de linhas de instruções que são armazenadas sequencialmente na memoria – em um endereço após o outro).
*O programa em execução (se transforma em um ou mais