Memorando
Á luz de novos conhecimentos da linguagem foram expostas aqui orientações para os que se dedicam a redação comercial e oficial. A redação técnica, realizada segundo a linguagem corriqueira, aborrece não só o receptor, mas como também os profissionais redatores.
Este trabalho manifesta preocupação com a criatividade e qualidade da redação dos mais simples papéis que circulam no mundo do trabalho, memorando e circular. Ensina como evitar os vocativos antiquados, as introduções e fechos tradicionais, como distribuir os o texto no papel, indicando os espaços em branco, os lugares mais adequados para chamar a atenção do receptor e outros assuntos de interesse capital.
O objetivo deste trabalho é apresentar técnicas que favoreçam os que desejam alterar a trivialidade de uma linguagem já excessivamente desgastada. Estabelece como regra básica escrever sempre, buscando novas formas, deixando de lado fórmulas que se tornaram clichês.
Não se dispensam no aprendizado da redação comercial e oficial o conhecimento e a aprendizagem de um vocabulário amplo, pois quem dispõe de uma palavra para cada idéia tem maiores possibilidades de obter êxito profissional, de escolher uma forma expressional mais adequada ao objetivo que tem em vista.
Para aprender a escrever não basta aprender a pensar; é necessário aprender a encontrar idéias originais e articulá-las. Exige-se fazer da procura da novidade um hábito.
Correspondência: técnicas de comunicação criativa apresenta regras gramaticais, técnicas de redação, convenções do mundo comercial e oficial. Objetiva levar á aprendizagem da produção de um texto claro capaz de comunicar uma idéia ou idéias.
Palavras-chave: Redação Comercial, memorando,