Membranas Celulares
1. Diferencie líquido intracelular, líquido intersticial e líquido intravascular e indique quais deles formam o meio interno.
Líquido intracelular: líquido que fica no interior das células.
Líquido intersticial: é o líquido localizado entre as células.
Líquido intravascular: é o líquido localizado no plasma.
O líquido que forma o meio interno é o líquido extracelular, que é dividido em líquido intersticial e líquido intravascular.
2. Quais os componentes da membrana plasmática e como estão organizados?
Os componentes são fosfolipídios, proteínas e colesterol.
Os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína. A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente. Os fosfolipídios têm a função de manter a estrutura da membrana e as proteínas têm diversas funções. As membranas plasmáticas de um eucariócitos contêm quantidades particularmente grandes de colesterol. As moléculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipídica e devido a seus rígidos anéis planos de esteróides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipídica menos fluida.
3. Que características apresentam as moléculas de fosfolipídios que permitem que formem as membranas biológicas?
Os fosfolipídios agregam-se naturalmente formando uma camada dupla na qual as porções não-polares, hidrofóbicas, constituídas por ácidos graxos, estão voltadas para dentro da membrana, a região polar formada pelo grupo fosfato, fica na parte externa da membrana, sendo assim hidrossolúvel o que facilita a entrada de água que é polar na célula.
4. Caracterize:
a. Osmose
É o movimento do solvente (água) de um meio hipotônico, ou seja, onde tem mais água para o meio onde tem menos água e mais soluto, meio hipertônico.
b. Difusão simples através da matriz lipídica
Ocorre sem gasto de energia (passivo), ATP intracelular nem ajuda de