Mem Rias Co M Mar Portugues 10 Ano
CURSO: CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Francisco António de Aguiar e Morganho nº
João Afonso Ladeira Rodrigues nº
Março 2014
1. Livro e autor
O livro intitula-se “Memórias com Mar” e foi escrito por Francisco Fernandes, natural da ilha da Madeira.
2. Introdução: resumo da obra
O autor e, também, narrador participante de “Memórias com Mar”, pretende através deste, cultivar as memórias dos seus entes queridos, já falecidos, dando-as a conhecer aos seus filhos, sobrinhos e netos “para que sintam sempre próximos os que já não estão presentes” (pág.10).
Estas memórias reportam-se a “vidas simples de famílias simples” (pág.9), da segunda metade do seculo XX, num espaço que decorre entre a cidade da Horta, nos Açores, e a cidade do Funchal, na Madeira.
3. Desenvolvimento
3.1. Intertextualidade com uma frase ou um poema ou música que se relacionem com o livro
O autor ao querer perpetuar as memórias dos seus entes queridos, já falecidos, deseja que eles sejam conhecidos, relembrados e que permaneçam vivos nas memórias daqueles que cá estão.
Não será esta uma grande prova de amor?
Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errónea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.
Fernando Pessoa
3.2. Caraterização das personagens principais
Francisco Fernandes apresenta no seu livro várias personagens: o bisavô Francisco, Lígia, filha de Francisco, a avó Adelaide e o marido desta, um tio de nome José Vicente de Freitas e, já no final do livro, o seu pai e a sua mãe. Porém, a personagem mais marcante, e a quem Francisco Fernandes deu maior relevo foi ao avô Francisco, mais conhecido por “avô Quica”, pai da sua mãe Lígia.
O “avô Quica” fora carpinteiro naval de profissão, desenhara e construíra barcos nos estaleiros do Almirante Reis. Viajava muito nos mapas, perdia horas estudando mapas de países distantes, descobrindo o nome das