Mem ria Tipos Aplica es Tecnologia
A memória é um dispositivo destinado a armazenar dados para uso de um outro dispositivo, como por exemplo, um computador. A maioria dos dispositivos de memória representa os dados de forma binária, com 0 e 1. Num computador, estes números correspondem aos estados "ligado" e "desligado" do circuito eletrônico. Cada dígito binário é chamado bit, que é a unidade básica de memória num computador. Um grupo de oito bits é denominado byte, e pode representar números decimais de 0 a 255.
As memórias podem ser basicamente divididas em: Não voláteis e Voláteis.
Memórias Não-Voláteis
As memórias não-voláteis caracterizam-se por não perder os dados gravados ao cessar-se a alimentação elétrica. A exceção é a Flash RAM, que é, na verdade, constantemente alimentada por uma bateria, por isso sendo considerada não-volátil. São usadas portanto para registro de dados por um tempo mais longo e que não necessitem de atualização constante. São tipicamente mais lentas que as memórias dinâmicas.
ROM
Do inglês Read-only Memory, a ROM é uma memória somente de leitura, ou seja, não permite gravação. Em computadores antigos, a ROM continha a programação que permite um computador iniciar sua operação e ler o sistema operacional gravado no disco rígido. Em computadores modernos, essa programação é feita em memória não volátil, mas que permite gravação, como se verá a seguir. Os dados da ROM são gravados na ocasião de sua fabricação. Microprocessadores contém pequenas porções de ROM dentro de si, onde são guardados microprogramas que orientam seu funcionamento.
Memórias Voláteis
Usualmente chamadas de RAM’s (Random Access Memory), as memórias voláteis assim são caracterizadas por reter os dados gravados enquanto eletricidade é fornecida a elas. Assim que o fornecimento cessa, os dados são perdidos. O acesso aos dados é feito de forma aleatória ou randômica, byte a byte, através de endereços de memória, daí o nome RAM. Dividem-se basicamente em RAM’s estáticas e RAM’s dinâmicas.
RAM