mELHORAR O ENSINO DA MATEMATICA COM FERRAMENTAS DO SECULO 21
A matemática é uma matéria indispensável para todas as áreas, sejam elas profissionais ou escolares. Por ser utilizada em vários momentos das nossas vidas, temos a matemática como alicerce para nosso cotidiano. Porém, para que a matemática seja útil, exige-se um maior domínio de conceitos aritméticos, geométricos, algébricos e estatísticos.
Como alguns estudos demonstram a dificuldade com a matemática surge no ensino fundamental e comparado á outras matérias que os alunos conseguem ultrapassar e progredir nos estudos, na matemática há de ter maior concentração e dedicação.
Por já ser constatada a desigualdade de conhecimento quando o aluno ingressa na vida escolar, é muito importante começar cedo e fornecer programas de preparação para a escola, para que os alunos desfavorecidos de conhecimento não fiquem em desvantagem perante os seus colegas que tem origem social e cultural melhores e propicias. Sendo assim, o professor tem a missão de nos primeiros anos de escolaridade e nas transições de ciclos dar uma atenção especial a todos os alunos e ajudar aqueles que tem mais dificuldades e que não assumem que não sabem ou não aprenderam por vergonha de outros alunos.
Levando em consideração que, todo conhecimento e vivência que os alunos trazem do meio familiar e social tem influência grande na maneira como enquadram as atividades escolares, pode-se afirmar, que crianças de famílias mais cultas se desenvolvam melhor.
É importante ressaltar que os resultados dos alunos dependem mais do trabalho organizado e do seu esforço de compreensão do que da sua inteligência ou aptidão para a matemática. Como há vários processos de ensinar a mesma matéria, há prioridades que podem ser diferentes em escolas distintas e também há professores de estilos diferentes que conseguem ser eficazes e transmitir o que deseja que o aluno aprenda.
Para que o aluno possa garantir a aprendizagem é necessário que o bom