Teoria literária
O que é Literatura?
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa
Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, o termo "Literatura" refere uma
"Arte que consiste no uso estético da linguagem, na produção de obras literárias." E refere, igualmente, o "Conjunto das obras literárias de um escritor, de uma época, de um país...".
Ora, muito antes do desenvolvimento da escrita, já vários povos haviam desenvolvido formas de expressão em que a linguagem se desembaraçava da simplicidade e banalidade do quotidiano para se vestir de complexidade, de novos ritmos e sons, de encanto e força. Por exemplo, a poesia, com a sua forma ritmada e estrutura frásica adulterada, é reconhecida por uma sonoridade que o falar quotidiano não possui. E a poesia era cantada e recitada muito antes de ser fixada num suporte físico com a ajuda da escrita.
Também cedo se desenvolveram linguagens poéticas, frequentemente com vocabulário e estrutura frásica que se iam afastando progressivamente da linguagem comum, do quotidiano. Mesmo que essas formas de expressão fossem orais, elas primavam pelo "uso estético da linguagem" e pela "produção de obras literárias", fixadas unicamente na memória de quem as transmitia e de quem as ouvia.
Autor desconhecido
Autor conhecido (mesmo que não se conheça o nome, a autoria é reconhecível pelo estilo, época, etc.)
Origem longínqua e indistinta
Origem mais ou menos recente, mas geralmente atribuível a datas relativamente precisas
Texto fixado (sujeito a alterações menores devidas a erros de copistas ou revisões abusivas)
Texto sujeito a alterações e evoluções, que reflete os valores, desejos e necessidades de uma comunidade Platão e Aristóteles foram os primeiros teóricos da Literatura, tendo lançado as primeiras discussões sobre as funções da literatura.
Aristóteles procurou sistematizar as formas literárias. Em sua obra Poética,