MELHORAMENTO GENÉTICO FLORESTAL EM Criptoméria japonica
1396 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAENGENHARIA FLORESTAL
CAMPUS CURITIBANOS
MELHORAMENTO GENÉTICO FLORESTAL EM Criptoméria japonica
DIEGO LINGNER
DOUGLAS DE CÓRDOVA CARNEIRO
CURITIBANOS
2014
DIEGO LINGNER
DOUGLAS DE CÓRDOVA CARNEIRO
MELHORAMENTO GENÉTICO EM Criptoméria japonica
Projeto de Trabalho de melhoramento genético apresentado como exigência na disciplina de Melhoramento Florestal, do Curso de Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora orientadora: Ana Carolina da Costa Lara Fioreze.
CURITIBANOS
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2.JUSTIFICATIVA 5
3.OBJETIVO 5
4.METODOLOGIA 5
4.1.Área de estudo 5
4.2.Caracteres de interesse 5
4.3. Condução do experimento 6
4.4.Técnica de melhoramento 6
5.RESULTADOS ESPERADOS 7
6.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1.INTRODUÇÃO
A criptoméria (Cryptoeria japônica), é uma espécie conífera da família Taxodiaceae, e tem sua origem em regiões de clima temperado do Japão e China em altitudes de 600m e 1.800m. É uma espécie monoica que possui reprodução caracterizada como alógama. Na sua estrutura, os estróbilos masculinos são amarelos, com 3mm de diâmetro agrupados em racemos. Os cones, que são os estróbilos femininos, quando maduros são lenhosos, globosos com até 3cm de diâmetro com cor castanho-avermelhada e dispostos em posição terminal (PEREIRA; HIGA; SHIMIZU, 2003; TSUMURA et.al.,2007).
Sua ocorrência é caracterizada em regiões de invernos frios e verões moderadamente quentes, com pluviosidade elevada, e a temperatura média no verão não ultrapassa de 20 °C. No Japão, seu local de origem, o crescimento pode ser ainda mais rápido em locais com temperatura média entre 12 °C e 14°C. É uma espécie que possui copa cônica quando jovem, tendendo a um formato irregular na fase adulta. O tronco é reto e possui casca fibrosa, folhas