Meiose l
Divisao celular onde uma célula da origem a quatro células, cada uma com a metade do numero de cromossomos da célula original. É o processo através do qual formam-se as células reprodutoras (gametas).
Se nao ocorresse reduçao numérica de cromossomos durante a meiose, os gametas seriam diploides e a cada geraçao o numero de cromossomos duplicaria nas células somaticas dos individuos.
A meiose ocorre por duas divisões celulares sucessivas:
- Meiose l ou Reducional
- Meiose ll ou Equacional
- Meiose l ou Reducional
Compreende as seguintes fases: Profase l, Metafase l < Anafase l e Telofase l
A Profase l esta subdividdida em subs-fases:
Leptoteno, Zigoteno, Paquoteo, Diploteno e Diacinese
Na intérfase, os cromossomos estao desespiralizados, finos, compridos e nao sao vistos individualmente. É no entanto, na intérfase que ocorre a duplicaçao do DNA e consequentemente, dos cromossomos, formando assim as cromatides. Apos a duplicaçao dos cromossomos, inicia-se a divisao celular.
Primeira Divisao da Meiose
Profase l
- cromossomos ja duplicados com duas cromatides irmas.
- fase mais longa.
Sub-fases da profase l
(Figura 2 aqui)
Leptoteno (lepto=fino; teno=fita) cromossomos individualizados e distendidos inicio da espiralizaçao dos cromossomos homologos cada regiao se condensa primeiro, formando pequenos npdulos, os cromomeros.
Zigoteno (zigo=par) cromossomos mais condensados. inicio do emparelhamento dos cromossomos. ligaçao entre os cromossomos, a sinopse cromossomial.
Paquiteno (paqui=grosso) cromossomos mais grossos e mais condensados. sinopse terminada, formando conjuntos chamados bivalentes ou tétrades (dois cromossomos homologos emparelhados e existencia de quatro cromatides). fragmentaçao das cromatides, e logo a seguir a soldagem de reparaçao. uma cromatide se solda ao fragmento de sua homologa e vice-versa, o que recebe o nome de permutaçao ou crossing-over.
Diploteno (diplo = duplo) centromeros começam um processo de