Leitura critica + resumo: a literatura na educação infantil: o encontro da criança com o texto de cleber fabiano da silva
“[...] a experiência da leitura é, para além de cognitiva, afetiva.”
O documento trata de como se da o contato da criança com o texto através de uma experiência com crianças em idade pré-escolar. Respondendo uma questão de importância a todos que estudam a literatura infantil, como e porque e feito a ligação entre criança e livro?
Inicialmente chega-se a conclusão de que a literatura infantil é um ato social e com essa afirmação, somando aos resultados da experiência, é possível traçar três evidencias que ratificam o encontro da criança com o texto.
A ilustração que é a primeira interação da criança com o texto, e por ilustração compreende-se varias coisas, como cor, diagramação e etc., assim elas optam por livros grandes, coloridos, de material distinto ou que possuam outro tipo de particularidade visória excitando a leitura visual da criança – a primeira que ela faz e é a que introduz o mundo literário.
Os clássicos com sua habilidade singular e discreta de ligar a vida real ao fantasioso servindo de combustível da imaginação. E a identificação, esta reconhecida pela linguagem não verbal – e algumas vezes verbal – da criança, onde ela se identifica e elege o seu por preferencia.
Com este texto e possível ter uma síntese da sedução que o livro infantil exerce e os cuidados necessários para serem construídos e publicados. Não basta apenas uma boa historia, com leitores tão atentos, minuciosos e exigentes é necessário o primor, imagens, letras, formas, números, tudo deve estar em harmonia e distribuídos de forma atrativa. A literatura infantil requer assim uma observação do que o leitor quer, e como muitos ainda estão em uma fase em que a linguagem verbal não é a predominante e necessário também que ele fale as outras línguas.
Por isso é possível chegar à conclusão de que a literatura infantil e poliglota em seu cerne, assim sendo, fala aos ouvidos, olhos, ao