Células
A meiose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2n) origina quatro células haploides (n), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas separadas por um curto intervalo, chamado intercinese. A primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
Meiose I
Prófase l- Os cromossomos homólogos duplicado pareiam devido á atração que ocorre entre eles. Poderá haver o fenômeno chamado crossing-over.
Metáfase l- Os cromossomos homólogos pareados se dispõem na região mediana da célula; cada cromossomo está preso a fibra de um só pólo.
Anáfase l- O encurtamento das fibras de fuso separa os cromossomos homólogos, que são conduzidos para os pólos opostos da célula; não há separação de cromátides-irmãs. Quando os cromossomos atingem os pólos, ocorre sua desespiralação, embora não obrigatória, mesmo porque a segunda etapa da meiose vem á seguir. Ás vezes, nem mesmo carioteca se reconstitui.
Telófase l- no final desta fase ocorre a citocinese, separando as duas células- filhas haplóides.
Intercinese
Meiose ll
Prófase ll- Cada uma duas células-filhas tem apenas um lote de cromossomos duplicados. Nesta fase os centríolos duplicam novamente e nas células em que houve formação da carioteca, esta começa a se desintegrar.
Metáfase ll- Como na mitose os cromossomos prendem pelos centrômeros ás fibras do fuso, que partem de ambos os pólos.
Anáfase ll- ocorre duplicação de centrômeros; só agora as cromátides-irmãs separam-se.
Telófase ll e Citocinese- com o término da Telófase ll reorganizam-se os núcleos. A citocinese separa as quatros células filhas haplóides, isto é, sem cromossomos em relação á célula que iniciou a meiose.