Meiose e Mitose
A mitose é a responsável pelo crescimento e pela reparação de tecidos.
As fases da mitose são: PRÓFASE: Os cromossomos duplicados são formados por duas cromátides que se condensam e ficam unidas pelo centrômero INTÉRFASE: Os cromossomos descondensados estão embaralhados numa rede de filamentos- a cromatina – que se duplica.
O fuso começa a se organizar e a carioteca a desaparecer.
METÁFASE: Terminam o desaparecimento da carioteca e a organização do fuso. Os cromossomos, dispostos na região equatorial da célula, unem-se as fibras do fuso pelo centrômero.
ANÁFASE: As cromátides separam-se, dando origem a cromossomos-irmãos que migram para polos opostos da célula.
TELÓFASE: Os fusos desaparecem. Uma nova carioteca começa a se formar ao redor de cada um dos conjuntos de 46 cromossomos que se descondensam. O núcleo divide-se.
Meiose
As Células sexuais feminina – óvulo – e masculina – espermatozoide -, também chamada gametas, formam-se a partir de uma divisão células específica, a meiose, que reduz pela metade o número de cromossomos. Enquanto todas as outras células contam com 46 cromossomos, reunidos em 23 pares, os gametas possuem a metade dos cromossomos. A meiose consta de duas divisões de quatro fases cada uma, somando oito etapas no total.
PRÓFASE I: Cada par de cromossomos duplicados coloca-se ao lado de seu homólogo, isto é, de seu igual. A carioteca e o núcleo fragmentam-se e a cromatina condensa-se.
METÁFASE I: Os pares de cromossomos dispõem-se no plano equatorial – região central – da célula. Em seguida, cada par de cromossomos