MEIOSE E CROSSING OVER
Meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diploide produz quatro células haploides, sendo por este motivo uma divisão reducional.
Crossing over e a recombinação genética, Um dos motivos por ninguém ser igual. A recombinação gênica acontece durante a meiose, um tipo especial de divisão celular que ocorre durante a formação do espermatozoide e óvulos e dá a eles o número correto de cromossomos. A partir do momento que os gametas se unem durante a fertilização, cada um deve conter apenas metade do número de cromossomos que outras células do corpo possuem. Caso contrário, a célula fertilizada teria cromossomos a mais.
MEIOSE E CROSSING OVER, QUAL SUA IMPORTANCIA E QUANDO ELES ACONTECEM :
A principal consequência da meiose, sem dúvida, é o surgimento da diversidade entre os indivíduos que são produzidos na reprodução sexuada da espécie. A relação existente entre meiose e variabilidade é baseada principalmente na ocorrência de crossing-over. A meiose é um tipo especial de divisão celular e tem como objetivo a produção de gametas. A meiose consiste em duas divisões celulares, resultando em quatro células. Na primeira divisão ocorre crossover genético e as características codificadas nos cromossomos são misturadas. A célula efetua uma prófase normal, entrando então em metafase, na qual se inicia o crossover, e procede depois de forma normal pela anafase e telofase. A primeira divisão produz duas células diploides normais, mas o processo não se completa aqui. As células preparam-se então para outra divisão e entram numa segunda profase. Durante a segunda metafase, os pares de cromossomos são separados de modo que cada nova célula recebe metade dos genes. A divisão celular continua através da anafase e telofase e os núcleos voltam então a formar-se. Estas divisões resultam em quatro células haploides (gametas).
O crossing é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos,