Meios e Métodos em Histologia
Aluna: MMON
Curso: Biomedicina 3° Semestre
Súmula:
Meios e métodos em Histologia
Questões
1. Qual a importância da fixação para o método histológico?
R. A fixação é o tratamento da peça histológica a fim de que possamos observar ao microscópio os componentes teciduais, com a morfologia e a composição química semelhantes às existentes no ser vivo. A fixação paralisa o metabolismo celular e preserva as estruturas do tecido. Nesta etapa utilizamos os procedimentos físicos ou químicos para evitar a destruição das células (autólise) e a ploriferação bacteriana, preservando a morfologia e a composição dos tecidos. A fixação em Histologia é quase exclusivamente química, onde substâncias (fixadores) são utilizadas com a principal função de insolubilizar as proteínas dos tecidos, fornecendo maior resistência para suportar as demais etapas. 2. Que se entende por “estrutura basófila”? R. São estruturas que tem afinidade pelos corantes básicos.
3. Com que finalidade, em Histologia, o material tem que passar pela etapa de diafanização?
R. Tem como objetivo remover todo álcool do material que será analisado. A parafina não se mistura nem com água, nem com álcool, ambas devem ser completamente removidas para que a parafina possa penetrar eficientemente no tecido. O solvente mais utilizado na fase de diafanização é o Xilol, que além de tornarem os técidos transparentes, removem a gordura que por ventura venha existir no material. Vale ressaltar que a diafanização também tem a finalidade de remover a parafina que se encontra impregnada na amostra tecidual a ser analisada, isso ocorre na primeira etapa da coloração.
4. Cite os principais mediadores químicos de cada etapa do método de coloração histológica em H.E.
R. A hematoxilina é basófila, tem afinidade por substâncias básicas. Costuma corar o núcleo e o Retículo Endoplasmático Rugoso, locais onde há grande quantidade de