Meios de produção e a saúde do trabalhador
Aluno (a): MARTA ROSANA NAZARETH AYRES Data: 15 /02/2013
UA/ Capítulo: – capítulos III Atividade: UA2- Atividade de avaliação I
Tutor: DANIELA VALENTIN
Atividade reenviada: ( ) sim (X) não
Com base no conceito de meios de produção, responda: em que condições eles podem causar danos à saúde do trabalhador. Faça uma síntese e cite dois exemplos.
As grandes mudanças no cenário político, econômico e social, ocorridas em todo o planeta nesta segunda metade do século XX, determinaram também uma verdadeira crise de paradigmas. O processo saúde/trabalho passou a ser analisado não como um simples indicador do impacto do trabalho sobre os trabalhadores, mas como consequência da relação de produção, determinada histórica e socialmente pela dialética entre capital e trabalho.
A revolução industrial trouxe conseqüências nefastas, particularmente para a saúde do trabalhador, representadas por grandes epidemias decorrentes das mudanças sociais e das alterações do sistema de produção, além dos graves problemas sociais do início do capitalismo industrial. Ao lado disso, péssimas condições de vida e trabalho são geradas pela formação e crescimento dos núcleos urbanos e pela necessidade cada vez maior de expandir o capital industrial à custa da exploração da força de trabalho e da pobreza.
O trabalho precário em suas diversas dimensões (nas formas de inserção e de contrato, na informalidade, na terceirização, na desregulação e flexibilização da legislação trabalhista, no desemprego, no adoecimento, nos acidentes de trabalho, na perda salarial, na fragilidade dos sindicatos) é um processo que dá unidade à classe que- vive-do-trabalho e que dá unidade também aos distintos lugares em que essa precarização se manifesta. Há um fio condutor, há uma articulação e uma indissociabilidade entre: as formas precárias de trabalho e de emprego, expressas na desestruturação do mercado de trabalho e no