Meio ambiente
Por outro lado, nem sempre o discurso do “faça a sua parte” é atrativo, já que requer reflexões que, nem sempre, os interlocutores estão dispostos a fazer. Assim, corre-se o risco de serem apenas palavras... ao vento.
Considerando os aspectos citados, esse texto tem o objetivo de listar algumas canções que podem ser utilizadas para a sensibilização ambiental; e que podem ser utilizadas em diversos contextos, como para serem tocadas antes de um evento da escola, para atividades de interpretação de texto, encerramento de uma aula ligada ao tema, entretenimento; ou mesmo sendo lançado um desafio para que seja feito um festival de músicas ambientais, nas quais estas podem ser apresentadas pelos alunos, seja cantando, tocando, ou mesmo por meio de recitações ou ilustrações gráficas. Abaixo, algumas delas: - Absurdo, de Vanessa da Mata: Aqui, a cantora mato-grossense aponta o comportamento autodestrutivo humano que, ao prejudicar a natureza, prejudica a si mesmo – já que fazem parte do mesmo conjunto, das mesmas interações, do mesmo planeta.
- Sobradinho, de Sá e Guarabyra: Essa música, escrita por dois dos principais nomes do rock rural se inicia assim “O homem chega e já desfaz a natureza/Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar”. Sobre isso, há muita coisa para se trabalhar...
- O Autor da Natureza, de Zé Vicente da Paraíba, Passarinho do Norte e Bráulio Tavares: Esta música fala bastante da biodiversidade e suas peculiaridades.
- Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga: Em ritmo muito