meio ambiente
O meio ambiente, habitualmente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na terra, ou em alguma região dela, que afetam os Ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
*Recurso Natural :Solo e Petróleo PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO SOLO (A IMPORTÂNCIA DO SOLO) E O USO INDEVIDO.
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas.
É um componente fundamental do ecossistema terrestre pois, além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, fornecendo água, ar e nutrientes. Exerce ação de filtração e proteção da qualidade da água e do ar.
Há milhões de anos, não havia solo, mas sim enormes rochas dos mais variados tamanhos - conhecidas como "rocha-mãe". As chuvas, o vento, o calor e o frio, fizeram com que o enorme rochedo começasse a ruir.
Nessas rachaduras, instalaram-se os líquens - que produziam uma espécie de ácido capaz de dissolver pequenas porções de rocha. A ação desses organismos continuou a desgastar as rochas que se quebraram em pedaços menores, deixando espaços entre si.
Chegou um momento em que as rochas haviam se quebrado tantas vezes que se tornaram pequenos grãos. Finalmente, esses dividiram-se em partes cada vez menores até tornarem-se minerais. A partir daí, plantas maiores puderam se desenvolver, e então os animais - as plantas surgiram antes dos animais.
Restos dos vegetais e animais mortos ao entrar em decomposição enriqueciam o solo em formação, de nutrientes. Esses, chamados de húmus misturavam-se com os minerais. O solo é o resultado dessa mistura.
Após milhares de anos, a camada de solo depositada sobre a rocha-mãe, estava mais espessa e continuava a